segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Curso preparatório para o Enem é desenvolvido pela EEB João XXIII

     A Escola de Educação Básica João XXIII está disponibilizando para seus alunos o curso preparatório para o Enem, de Língua Portuguesa (gramática) e redação. A ideia surgiu da professora, Juliana Centenaro, formada em Língua Espanhola, Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, que a pedido de alguns alunos e, também, observando suas dificuldades resolveu formar um grupo de estudos com as 3ª séries do ensino médio. “As aulas ocorrem todas as segundas e terças-feiras, no período noturno, das 19h às 21h.      
        Preparei apostilas dinâmicas e simplificadas com conteúdos gramaticais e regras que os ajudarão no momento em que escreverem suas redações. Além disso, procurei atividades de diversos vestibulares, que, com certeza, possibilitará aos estudantes uma melhor clareza sobre os conteúdos”, salienta a docente. Uma das alunas também aponta a importância do curso. “Achei útil, pois é difícil estudar sozinha, sem acompanhamento de um profissional da área. A professora é muito bem preparada e dinâmica, sempre buscando uma maneira de explicar o conteúdo de forma descontraída/divertida e sempre disposta a sanar nossas dúvidas. É sempre bom rever o que já estudamos com outros professores. Foi uma excelente iniciativa por parte dela, que por sinal disponibilizou o curso gratuitamente. Isso só nos motivou ainda mais e nos fez acreditar que nossos sonhos são possíveis de serem realizados”, diz Ana Paula Käfer, 17 anos. Além dela a Assistente Técnica Pedagógica (ATP), Claci Lúcia Schmidt, acrescenta que o curso preparatório para o Enem é uma oportunidade de rever, tirar dúvidas sem compromisso de acertar, fazer uma oportunidade do erro um momento de aprender, de aperfeiçoar mais seus conhecimentos e fazer a prova com mais confiança. “Não existe mágica para tirar boas notas, mas, sim, uma preparação psicológica e de aprendizagem. Alunos com bons resultados deixam orgulhosos e satisfeitos a si mesmos, aos seus familiares e, em especial, a sua escola”. Já a equipe da direção avalia o curso como positivo e descreve que no ano de 2014 a escola foi a primeira colocada, no Enem, diante de todas as unidades escolares que fazem parte da regional de Maravilha, ficando em 14º lugar no Estado de Santa Catarina. Assim, diante dessa preocupação com os discentes, procuramos ter um resultado fantástico nesse ano.
(Texto escrito pela professora Juliana Centenaro)
Alunos do curso preparatório para o ENEM.

Concurso Elege Prefeita e Vice-Prefeito Mirim

       Como objetivo de inserir as crianças no universo da área pública, fazer com que elas vivam momentos de decisão para a comunidade e para os interesses coletivos que o governo de Maravilha, através da Secretaria de Educação, desenvolveu o concurso que elegeu a prefeita e o vice-prefeito mirim. A iniciativa também foi para comemorar ao Dia das Crianças. 
      A vencedora do concurso é aluna da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete Roberta Rodrigues da Silva, que desenvolveu o projeto “Brinquedoteca Cidade das Crianças”, e o vice-prefeito escolhido pelos jurados foi Cássio Cavalli Albrecht, da Escola de Educação Básica João XXIII, que apresentou o projeto “Uso racional da água no ambiente escolar e familiar”. Os dois acompanharão as atividades administrativas da prefeita, Rosimar Maldaner, e do vice-prefeito, Sandro Donati, até dezembro de 2016.
    A atividade foi desenvolvida em todas as escolas de Maravilha com os alunos do 4º ano que apresentaram projetos com o tema “Maravilha, cidade que educa. Como posso colaborar?”. Cada criança passou pela etapa interna dentro da escola e foi selecionada para a apresentação final que aconteceu na Câmara de Vereadores na noite de terça-feira (29).

Posse


      Na manhã de quinta-feira (1º) a prefeita mirim, Roberta Rodrigues da Silva e o vice-prefeito, mirim, Cássio Cavalli Albrecht, foram empossados no gabinete da prefeita, Rosimar Maldaner. Participaram do ato, além da prefeita e do vice-prefeito Sandro Donati, as diretoras das escolas que os alunos frequentam, vereadores, a equipe da Secretaria de Educação e os pais da prefeita e vice-prefeito mirim. Após a posse, Roberta e Cássio, juntamente com a prefeita, realizaram uma vista na E.E.B. João XXIII e E.E.B. Nossa Senhora da Salete. 








segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EEB JOÃO XXIII DESTACA-SE NO ENEM - 2014



Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. 

O Enem tem uma série de funções. Dentre elas, o vestibular.

O mesmo também é utilizado pelo governo, como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país, orientando as políticas educacionais do Brasil.

A cada ano são geradas planilhas para que as escolas possam acompanhar como se deu o seu desempenho no ano anterior. Na planilha de relação das melhores unidades escolares com relação a média objetiva na ordem decrescente no Enem de SC – 2014, a Escola de Educação Básica João XXIII encontra-se em 1º lugar com relação as escolas de abrangência da SDR de Maravilha, em 14º lugar com relação ao Estado de Santa Catarina, o que nos deixa muito felizes e orgulhosos.

Estudante da EEB João XXIII é selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro



Quando me inscrevi no Parlamento Jovem Brasileiro, tinha como intuito deixar claro a colegas estudantes de minha escola, cidade e região, que com dedicação é possível alcançar os objetivos e que não devemos deixar passar os projetos e programas que nos são oportunizados. 

A juventude tem que ir atrás, tem que fazer, como dizia Brizola, "temos que investir nas crianças, para que elas tenham, sobretudo, a coragem de fazer aquilo que nós não fizemos". 

Meu projeto não titubeteia, é bem claro que a educação é o caminho. A (re)forma que ela deve ser feita é um dos assuntos que está entrando em pauta no congresso e mais mudanças serão iniciadas por nós, os Deputados Jovens. Mas as mudanças nesse cenário dependem de uma base financeira também. Pondo os “pingos nos I's”, precisamos assegurar que teremos os investimentos necessários em Educação para as reformas que o povo quer, que todos visamos. 

Ter recebido o resultado na escola tornou tudo mais especial. Com os amigos e tutores ao lado, gritos, parabenizações, aplausos e abraços anexados a notícia me deixaram em êxtase. Um dia pra agradecer a quem me apoiou, mostrando que é possível e recebendo um pouco de bajulação e reconhecimento hahahaha. 

Agora a ansiedade de apreensão dá lugar a uma ansiedade boa, de espera para a viagem, a posse, a fala, o encontro com outros jovens, os debates, as ideias. 

Estar em contato com alguns colegas de Parlamento atiça muito mais. Queremos mostrar a face da juventude. Em maioria, Queremos ser uma resposta e uma afronta a onda conservadora da nossa nação.



EEB João XXIII realiza 15ª edição do Arte em Foco

No dia 6 de agosto de 2015, quinta-feira, na Escola de Educação Básica João XXIII houve mais uma edição do Arte em Foco. O projeto promovido pela escola teve início no ano de 2000 e contempla diversos segmentos de atividades lúdicas (música, teatro, dança, poemas, exposições de trabalhos...) trazendo aos discentes maior interesse pelos trabalhos escolares. Com base nisso, em 2015 os alunos e professores tiveram como tarefa preparar apresentações de músicas, que trabalhassem com a diversidade, já a parte da divulgação ficou a cargo dos professores-organizadores do projeto e equipe de gestão. “A necessidade da temática ‘diversidade de músicas na sociedade brasileira – tema livre’ deu-se pela presença da reflexão sobre as relações étnicas no planejamento escolar, o que tem auxiliado na promoção de relações interpessoais respeitáveis e igualitárias entre os agentes sociais que integram o cotidiano da escola, fazendo com que sejam valorizadas as diferenças”, explicou a professora e coordenadora do projeto Juliana Centenaro. “Foi um dia bastante animado, os alunos se empolgaram em participar e tivemos a colaboração de todos. Com empenho do grupo escolar, com certeza, teremos um evento muito mais motivador no ano que vem”, complementou a docente.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

#EstudanteDestaque - Sacando para o sucesso

         

A rotina de convocações para representar Santa Catarina e o Brasil em competições de voleibol não impede Paulo Sérgio Carraro de apresentar um boletim repleto de boas notas a mãe Veroni Neu Carraro. “Sempre fui um aluno muito dedicado, minha família me ensinou que os estudos são a base da nossa vida, e com isso iniciei minha vida escolar com a ideia de sempre realizar o meu melhor, independente da situação”, afirma o aluno da EEB João XXIII, de Maravilha, com a mesma vontade que crava as bolas na quadra adversária.

Paulo Sérgio é natural do município, mas representa a equipe da APAV Concórdia e já foi convocado para atuar pela seleção Catarinense infanto-juvenil e por três vezes a seleção Brasileira infantil. O sucesso nas quadras faz com que o estudante de 15 anos tenha de redobrar o esforço nos estudos para compensar a ausência devido aos treinamentos e jogos. Apenas na seleção Brasileira, as competições duram em torno de um mês e na volta ao colégio ele ganha o auxílio dos professores e colegas para recuperar os conteúdos e as provas. “É fundamental para o atleta a compreensão da direção da escola, contudo, caso não houvesse o meu interesse e o meu empenho, nada adiantaria todo o apoio recebido”, agradece Carraro.

O gosto pelos estudos e a procura por vencer na vida veio da base da família, mesmo com o falecimento do pai quando Paulo Sérgio tinha apenas oito anos. “Perdi meu pai muito cedo, mas ele me ensinou que você pode fazer o que quiser e a minha mãe me incentiva a correr atrás dos meus sonhos”, comenta o estudante, que ainda se espelha no irmão mais velho que o orienta.

Paulo Sérgio garante que mesmo que consiga se tornar um jogador profissional de vôlei não irá abrir mão dos estudos. “Sempre estarei em busca de conhecimento, pois você é quem você constrói, e quando se perde o interesse e a curiosidade em aprender, se perde a existência do viver.”



quinta-feira, 30 de julho de 2015

PROJETO SABORIANDO FRAÇÕES (interdisciplinar)



             No dia 23 de Junho os alunos do PENOA – Ensino Fundamental e Ensino Médio da EEB João XXIII participaram de uma atividade pratica com as professoras Carine Vinhaga (Matemática) e Giane Scheidt (Língua Portuguesa).

               PROJETO SABORIANDO FRAÇÕES (interdisciplinar)

OBJETIVOS:
- Abordar e comparar medidas fracionárias a partir de receitas, ingredientes e utensílios.
- Elaborar um relatório sobre a experiência que tiveram, na disciplina de Língua Portuguesa.
  DESENVOLVIMENTO:
            Este projeto teve diversas etapas, com várias atividades em sala sobre leitura e escrita, representação e as quatro operações envolvendo as frações. Para melhor entendimento desenvolvemos uma atividade diferenciada que foi o BOLO DE CANECA, onde cada aluno fez o seu, usando os ingredientes através de medidas fracionárias. E finalizando a experiência puderam saborear o bolo.








segunda-feira, 25 de maio de 2015

Família na Escola e Reciclagem

A Escola de Educação Básica João XXIII no último dia 16 de Maio de 2015 realizou no auditório da Unidade Escolar uma Homenagem as famílias dos educandos e também a primeira reciclagem realizada pelo Grêmio Estudantil.
No momento houve várias apresentações dos alunos para família.