segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os HERÓIS da dengue!

Um dos principais problemas de saúde pública, que vem alarmando e desafiando a sociedade nos últimos anos é a dengue (transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti). Um pequeno mosquito de manchas brancas que tem o poder de transmitir um vírus que pode levar à morte.
       A região oeste de Santa Catarina tem mostrado a sua força devido ao grande número de focos encontrados e pessoas infectadas nos últimos meses. Nesse verão os heróis da dengue têm se tornado personagens dessa história. Heróis como agentes de saúde, bombeiros, médicos e enfermeiros, direção escolar, professores, seus alunos e famílias lutaram e lutam contra a epidemia e o mosquito.
         Os alunos da Escola de Educação Básica João XXIII, do 8º ano 82, tiveram como tarefa na disciplina de Língua Portuguesa trabalhar com a importância dos cuidados e prevenção com a dengue. Diante disso, eu, professora Juliana Centenaro, levei aos alunos uma proposta de trabalho, em que pude inserir o tema nos conteúdos bimestrais. A estratégia teve êxito e os alunos puderam saber mais sobre o atual problema, bem como rever conteúdos gramaticais estudados durante as aulas.
      O primeiro compromisso dos estudantes foi encontrar e levar para a sala de aula histórias em quadrinhos sobre heróis. Estas que poderiam ser retiradas de gibis ou até mesmo da internet. A curiosidade de cada um deles foi grande, pois não sabiam o que viria pela frente.
Com as histórias em mãos, a próxima tarefa foi colar novos balões sobre os diálogos. Nesse momento trabalhamos os significados de cada balão das falas.
           Depois disso, diálogos novos foram feitos e corrigidos para serem colocados nos balões colados nos quadrinhos. Inseriram-se, nesta parte, os verbos em infinitivo, advérbios, locuções adverbiais, pronomes, preposições e conjunções, também estudadas nesse bimestre.
             Enquanto trabalhavam, os discentes se divertiam com seus heróis e vilões. Era fascinante vê-los escrevendo suas histórias humoradas dando novas vidas aos seus heróis favoritos e combatendo o maior e terrível vilão: o mosquito Aedes aegypti.
(Texto escrito pela professora Juliana Centenaro)








































      















2 comentários: