sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Educação Alimentar e Nutricional

       A Escola de Educação Básica João XXIII, desenvolve o projeto Educação Alimentar e Nutricional.
       Percebe-se a temática como sendo de extrema importância para a saúde e educação dos estudantes. O projeto está contemplado no Projeto Político Pedagógico da escola, com ações voltadas à alimentação saudável.

      Uma das ações desenvolvida na escola foi a apresentação do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, com a peça Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema. A peça foi apresentada para todas as turmas da escola, do ensino fundamental ao médio.



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dia da Árvore

        Buscando lembrar a necessidade do plantio e da conservação das árvores, os alunos do 4º ano da EEB João XXIII, com a orientação da professora Veneci Neu Requia desenvolveram um texto sobre a importância da árvore para os seres humanos.




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Trabalhos Disciplina de Geografia

   
    O trabalho foi desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Médio (2ª 21 e 2ª 22), da EEB João XXIII juntamente com a professora Eliane Terezinha Thiago Popp, na disciplina de Geografia. O objetivo foi retratar em forma de charge as características do subdesenvolvimento e as propostas sugeridas pelo consenso de Washington.
    Onde este consenso estabelecia regras que países subdesenvolvidos deveriam implantar.
    O objetivo é analisar de forma crítica a imposição dos países desenvolvidos sobre os países subdesenvolvidos.

Alunos da EEB João XXIII tiveram seus textos selecionados para a fase Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

                   A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) acontece em todo o Brasil a cada dois anos. Professores têm a incrível tarefa de proporcionar lúdicas oficinas sobre gêneros textuais para que cada aluno possa escrever sobre sua cidade. O tema sobre o qual os estudantes puderam escrever suas crônicas, memórias literárias, poemas e artigos de opinião foi "O lugar onde vivo". A professora de Língua Portuguesa Juliana Centenaro destaca a importância da OLP: "- A Olimpíada de Língua Portuguesa proporciona aos alunos uma aprendizagem ampla em relação à escrita de textos. Os gêneros textuais são trabalhados de forma fragmentada, através das oficinas. Nesse ano as professoras de Língua Portuguesa trabalharam com a crônica, as memórias literárias e poemas. Tivemos textos maravilhosos e, consequentemente, ótimos resultados, alcançando o objetivo da OLP." 
                Dois dos gêneros trabalhados na escola foram escolhidos para a fase Estadual: Poema e Memória Literária, ambos trabalhados pela professora Juliana Centenaro. 


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EEB João XXIII realiza 1ª Feira do Conhecimento

     A Feira do Conhecimento foi um desafio para os professores e alunos da escola de Maravilha. Eles vêm estimulando a ideia há alguns anos e, por diversos motivos, a atividade não estava sendo realizada. A opção pelo novo nome veio para diferenciar a exposição das antigas feiras de ciências que eram direcionadas às disciplinas de natureza e biologia. O objetivo é contemplar outras áreas, como Arte, História e Geografia.          Segundo a professora de História Katia Linke Zanotto, a intenção da feira é proporcionar
aos estudantes e professores uma aprendizagem significativa, primada de leitura, EDUCAÇÃO São mais de 20 trabalhos expostos por alunos do 9º ano e ensino médio pesquisa científica e experiências.
“Esse trabalho força nós, professores, a sairmos da nossa zona de conforto, porque os alunos vieram com o assunto definido, de acordo com o interesse. Então, nós orientamos e assessoramos para que os trabalhos se desenvolvessem”, afirma.
     Os alunos do 9º ano e ensino médio iniciaram os projetos ainda no mês de março e os desenvolveram fora do horário das aulas. As escolhas dos temas foram espontâneas e resultaram em mais de 20 trabalhos na área da robótica, astronomia, física, magnetismo, nutrição e artes. A exposição, que termina hoje, recebeu estudantes de outras escolas, familiares e a comunidade.
    Além dos trabalhos dos alunos, a exposição contou com uma mostra de teatro, Feira do Livro e um espaço da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
    Em setembro deste ano a escola receberá a Feira Regional, onde as escolas de toda a região exporão seus trabalhos vencedores.



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vulcões

      Durante as aulas de Geografia com a professora Edina da Silva Feil, os alunos do 6º 01 e 6º 02, da EEB João XXIII, estudaram sobre os vulcões, para finalizar o conteúdo eles desenvolveram uma pesquisa sobre os vulcões e como montar uma maquete do mesmo com argila e apresentaram para os colegas.




sexta-feira, 24 de junho de 2016

EEB João XXIII é destaque no Jornal Diário Catarinense

     No dia 22 de junho de 2016, a EEB João XXIII, destacou-se novamente em uma matéria publicada no Jornal Diário Catarinense, com o trabalho feito pela professora de Língua Portuguesa, Juliana Centenaro, em que publicaram-se as histórias em quadrinhos, feitas pelos alunos do 8° 82, com o importante tema "dengue". Parabéns pela iniciativa e aos alunos pelo total empenho e criatividade. 


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sucesso do projeto Arte em Foco 2016

A música é um exercício de aritmética, a aritmética nada mais é do que a própria matemática. Ao fazer matemática vemos nas possibilidades dos cálculos sons e arranjos intensos, suaves, graves e agudos. A matemática da música é isso, traz por si só uma divisão de gêneros e uma multiplicação de sons agradáveis ao ouvido e a alma. (Adaptação do pensamento de Pitágoras)

O evento do projeto Arte em Foco aconteceu nos dias 09 e 10 de junho. Os alunos de todos os anos e séries participaram, juntamente com suas turmas e professores regentes. Neste ano os alunos tiveram como tarefa produzir clipes musicais com os gêneros escolhidos por sorteio.

      Como nos outros anos foi um sucesso. Vimos o quanto os nossos alunos tem potencial e se empenharam para mostrá-lo através de seus vídeos. Foram dias de descontração para todos. Que venha o próximo!



Curso preparatório para a OLP

      Nos dias 31 de maio e 01 de junho as professoras Juliana Centenaro e Solange P. M. Turcatto participaram do curso que visou à preparação para as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Foram dois dias de muita troca de experiência, em que sanaram suas dúvidas com relação à OLP. As oficinas já estão ocorrendo durante as aulas. As docentes têm um grande trabalho pela frente e um planejamento lúdico e interativo.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

9º ano viaja a Foz do Iguaçu

A viagem a Foz do Iguaçu ocorreu no dia 28 de maio. Os alunos, juntamente com alguns de seus professores visitaram os pontos turísticos da cidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu, Ecomuseu Itaipu, Parque das Aves e Cataratas do Iguaçu. Foi um dia de bastante aprendizado e curiosidade, já que muitos ainda não conheciam esses lugares.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Dia da família na escola: unidos por uma educação melhor

“Família é onde nossa história começa.” (Autor desconhecido)

No dia 14 de maio, as famílias estiveram presentes na escola. Nesse período algumas apresentações foram feitas em homenagem a elas. Depois disso, as famílias participaram de uma confraternização, enquanto os professores entregavam os boletins aos pais.











quinta-feira, 19 de maio de 2016

Recreio, lanche e diversão!

Nesse ano a direção escolar, juntamente com os professores, ATPs, AEs e o grupo de serventes, resolveu inovar na “hora do recreio”. A caixa das cordas sempre está na área coberta da escola. Os pequenos adoraram a ideia e até os maiores entraram na brincadeira. E olha que tem professor pulando corda também! A diversão é garantida.
O que se percebe é que os estudantes passaram a interagir mais entre si. Os alunos do ensino médio cuidam daqueles que estudam no ensino fundamental e, assim, passam a se conhecerem melhor. Já os professores, enquanto monitoram o recreio aproveitam para ajudar e, até mesmo, ensinar aqueles que ainda não aprenderam a brincadeira. Assim também é possível um maior envolvimento entre professor-aluno.
Nessa brincadeira vale tudo: cair, levantar, aprender, rir. O que não vale é não se divertir!

(Texto escrito pela professora Juliana Centenaro)




terça-feira, 17 de maio de 2016

Sistema Solar

           O Sistema Solar é um sistema planetário, isso significa que é um conjunto formado por um astro maior (sol), ao redor giram astros menores (planetas e astros).
           Após estudar sobre o sistema solar, os alunos da turma 6º 61 (Matutino) e 6º 62 (Vespertino), juntamente com a professora  Edina da Silva  Feil desenvolveram durante as aulas de Geografia uma maquete sobre o sistema solar para melhor visualizar e entender o conteúdo trabalhado em sala de aula.

 







sexta-feira, 22 de abril de 2016

16° Arte em Foco acontecerá nos dias 9 e 10 de junho

        O projeto Arte em Foco teve início no ano de 2000. Durante esses vários anos os alunos realizaram diversas atividades lúdicas, dentre elas música, dança, poemas, atividades artísticas relacionadas à copa, entre outras. Nesse ano, cada turma deverá escolher uma música dentro dos gêneros musicais estabelecidos pelos coordenadores do projeto e sorteado pelos professores regentes. Com isso, deverão fazer um clipe musical para ser apresentado no dia do evento.  
           “Com essa atividade esperamos descobrir novos talentos, possibilitar aos alunos uma forma criativa e dinâmica de comunicação e desenvoltura corporal. O desenvolvimento do clipe exige também comprometimento, organização e estudo por parte dos alunos e professores”, contribui a professora e coordenadora do projeto Veneci Neu Requia.

             Como todos os anos, esperamos que seja um sucesso. Os melhores trabalhos serão colocados no blog, não deixe de acompanhá-lo. Esperaremos ansiosos! 

(Escrito pela professora Juliana Centenaro)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Leitura expressiva e diversão

           Os alunos dos 6° 61 e 6° 62 fizeram leituras expressivas do conto "o bisavô e a dentadura", da escritora Sylvia Orthof, nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Juliana Centenaro. Foram convidados para assistir aos teatros os alunos do 1° ano, matutino e vespertino









Os HERÓIS da dengue!

Um dos principais problemas de saúde pública, que vem alarmando e desafiando a sociedade nos últimos anos é a dengue (transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes aegypti). Um pequeno mosquito de manchas brancas que tem o poder de transmitir um vírus que pode levar à morte.
       A região oeste de Santa Catarina tem mostrado a sua força devido ao grande número de focos encontrados e pessoas infectadas nos últimos meses. Nesse verão os heróis da dengue têm se tornado personagens dessa história. Heróis como agentes de saúde, bombeiros, médicos e enfermeiros, direção escolar, professores, seus alunos e famílias lutaram e lutam contra a epidemia e o mosquito.
         Os alunos da Escola de Educação Básica João XXIII, do 8º ano 82, tiveram como tarefa na disciplina de Língua Portuguesa trabalhar com a importância dos cuidados e prevenção com a dengue. Diante disso, eu, professora Juliana Centenaro, levei aos alunos uma proposta de trabalho, em que pude inserir o tema nos conteúdos bimestrais. A estratégia teve êxito e os alunos puderam saber mais sobre o atual problema, bem como rever conteúdos gramaticais estudados durante as aulas.
      O primeiro compromisso dos estudantes foi encontrar e levar para a sala de aula histórias em quadrinhos sobre heróis. Estas que poderiam ser retiradas de gibis ou até mesmo da internet. A curiosidade de cada um deles foi grande, pois não sabiam o que viria pela frente.
Com as histórias em mãos, a próxima tarefa foi colar novos balões sobre os diálogos. Nesse momento trabalhamos os significados de cada balão das falas.
           Depois disso, diálogos novos foram feitos e corrigidos para serem colocados nos balões colados nos quadrinhos. Inseriram-se, nesta parte, os verbos em infinitivo, advérbios, locuções adverbiais, pronomes, preposições e conjunções, também estudadas nesse bimestre.
             Enquanto trabalhavam, os discentes se divertiam com seus heróis e vilões. Era fascinante vê-los escrevendo suas histórias humoradas dando novas vidas aos seus heróis favoritos e combatendo o maior e terrível vilão: o mosquito Aedes aegypti.
(Texto escrito pela professora Juliana Centenaro)